segunda-feira, 24 de outubro de 2011

Como colocar o tipo de taje no convite de casamento

Há algum tempo atrás escrevi sobre colocar ou não o tipo de traje no convite de casamento, chegando a conclusão de que sim, essa deve ser uma atitude tomada por nós noiva para evitar que aqueles convidados sem noção saiam nas fotos com roupas nada adequadas ao local, horário e tipo de evento.
Mas, como eu não sou especialista em moda e tenho mil dúvidas a respeito do que significa cada tipo de traje que ouço por aí pensei que essa não seria apenas uma dúvida minha e resolvi compartilhar um pouquinho do que encontrei a respeito dos tipos de trajes ideais para casamento.

Bem, depois de procurar pela internet descobri que os tipos de trajes mais usuais para casamento são passeio completo, passeio formal, traje social ou social completo, black-tie, rigor, habillé ou tênue de soirée.
To falando grego? kkkkkk... Pra mim isso e grego traduzido para o latim e falado em árabe rsrs....
Mas, vamos falar na nossa língua e dos nossos convidados, pois não adianta nada colocar um tipo de traje escrito no convite se as pessoas não saberão que tipo de roupa se enquadram nisso.

Primeiro vamos entender o que cada um desses trajes quer dizer.

Passeio completo, passeio formal, traje social ou social completo: esses trajes são usados em ocasiões mas sérias como óperas, jantares dançantes, casamentos, ... Esse tipo de traje exige uma produção mais elegante.
As mulheres devem usar salto alto, vestido longos ou longuetes se o evento for durante o dia de tecidos finos como seda, musseline e crepes. Decotes discretos. Bolsas pequenas, penteado requintado e maquiagem com um pouco mais de destaque aos olhos ou lábios.
Os homens devem usar terno e gravata completo, sapato de preferência preto.

Black-tie, rigor, habillé ou tênue de soirée: usado em noite de gala ou eventos com muito glamour. Esse tipo de traje só deve ser escolhido pelos noivos se o casamento for realizado à noite e for totalmente tradicional, pois aqui as mulheres devem usar obrigatoriamente vestidos longos e sofisticados, com decotes, brilho e transparencias. Bolsas pequenas, estolas, echarps e jóias finas são peças fundamentais. A maquiagem e o cabelo devem estar impecáveis. Dou um ênfase aqui na questão do comprimento do vestido, pois encontrei uma certa divergência entre o comprimento permitido nesse tipo de traje, que foi desde o longo obrigatório até curtos requintados totalmente liberados, menos mini saias, então se você não desejar que suas convidadas venham com vestidos curtos destaque isso no convite. Os homens devem usar smoking, gravata borboleta, faixa e sapato preto.

Agora que você já conhece e decidiu que tipo de traje irá escolher para seu casamento é hora de pensar em como repassar isso para seus convidados.
A maneira mais simples e garantida de que todos irão encontrar o traje no convite é escrever no convite individual, aquele necessário para entrada no buffet.
Porém, não fica nada elegante você colocar o traje e depois uma descrição sobre ele, por isso se os noivos tiverem um site, que eu acho a maneira mais fácil de passar aos convidados todas as informações sobre o evento faça um página com informações importante e coloque lá a descrição do traje assim como um link para alguma página confiável sobre moda que aborde esse assunto, assim seus convidados se sentirão confortáveis para consultar e tirar suas dúvidas a hora que precisarem.
Porém, se o casal não tiver site, alé do tipo de traje eu acho corretíssimo escrever em letras miudas no convite que não será permitida a entrada com roupas como calça jeans, tênis, mini saia, boné, ou qualquer outro traje que você ache possível alguém ter coragem de aparecer.
Se quiser fazer um site gratuito acesse os links site de casamento gratuito ou website de casamento gratuito.
Não se preocupe com o que as pessoas irão pensar, afinal em muito lugares que frequentamos somos obrigados a respeitar o tipo de traje até mesmo em uma festa a fantasia, nada mais justo do que em um evento como um casamento isso ser abordado com tranquilidade para os convidados. E afinal a etiqueta define que quem envia um convite formal para um evento ou festa deve sugerir o traje que será usado pelos seus convidados,
É lógico que não teremos como colocar um segurança na porta para barrar as pessoas que chegarem vestidas com roupas inadequadas para a ocasião, mas isso reduz os riscos que corremos.
E olha que posso garantir, algumas pessoas não tem noção do que fazem. 
Um exemplo foi meu noivado, organizei um almoço formal, mas nada com muito glamour, me perguntaram que tipo de traje deveriam ir, defini esporte fino e acreditem, teve uma menina que foi com shortz jeans e dois rapazes com camiseta, não falei nada claro, mas em todas as fotos eles destoaram do restante dos convidados.
Vamos ser um pouquinhos mais frias em relação ao nosso casamento, não é só porque são nossos amigos de anos, ou familiares queridos que vamos permitir que nosso casamento se transforme em uma festa junina. Se as pessoas querem estar lá comemorando esse momento tão especial em sua vida é porque sabe que o quanto é importante para você e não vão desistir de ir porque viram no convite um tipo de traje, afinal a maioria dos convidados já iam com esse tipo de roupa mesmo, esse lembrete serve mais para os esquecidos e penetras de plantão.

Beijinhos

Fonte:
Casamentoclick
Produzindo.net
Terra

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Deixe sua opinião registrada e dê vida ao blog, seu participação é muito importante.

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...