terça-feira, 3 de maio de 2011

Cerimônia no cartório, festa no restaurante

      Se seu orçamento para o casamento é bem pequenos a opção mais econômica de todas é realizar a cerimônia no cartório e depois comemorar em um restaurante, churrascaria ou pizzaria.
      Como em todo casamento você deverá escolher uma data para a cerimônia, e mais ou menos 30 dias antes dessa data ir até o cartório com os documentos necessários, e só então poderá entrar em contato com os restaurantes.
      Esse é o único problema que irá enfrentar, terá que decidir o local da festa em menos de um mês, mas vou mostrar como isso não é complicado.
      Vamos voltar um pouco no tempo. Você e seu noivo decidiram que daqui a um ano irão se casar, então começaram a fazer os cálculo para ver o quanto poderiam gastar neste evento. Mas, por causa da compra do apartamento e móveis a coisa apertou, mas vocês não querem deixar essa data em branco.
      Certo, você já sabem quando querem se casar, mas o problema é que o cartório as vezes complica nossa vida com essa questão de data, então o dia será aproximado podendo ser alterado, até aqui nada de anormal.
Planeje seu casamento com antecedência nas seguintes questões:
  • número de convidados (coloque na ponta do lápis quanto vocês podem gastar por pessoa) o ideal seria de 30 a 50 convidados
  • vestido de noiva (mesmo não tendo uma grande cerimõnia não dispense esse detalhe)
  • lembrancinha para os convidados e pais
  • poster do casal para entrada do restaurante
  • marcadores de mesas com foto do casal
  • fotoe filmagem 
  • bolo
  • lista de restaurantes para a festa
  • modelo de convite (procure fazer algo simples e prático, pois você terá pouco tempo para imprimí-los e distribuí-los)
  • local para impressão dos convites, marcadores de mesa, menus, ...
      Esse detalhes acima podem muito bem serem feitos e pagos aos poucos, sem que você precise se preocupar depois, e o dinheiro por convidados deverá ser economizado mês a mês, assim fica mais leve.
      A cerimonia no cartório é sempre muito simples e rápida e com pouquissimas pessoas, então leve seus pais e mais um casal de amigos que serão testemunhas (padrinhos).
      Vá vestida de noiva, mas prefira um vestido menos volumoso e sem calda, use no cabelo um véu curto ou um arranjo com flores e não dispense o buque de noiva.
      As alianças podem ser levadas pelo próprio noivo naquela caixinha de veludo que as acompanha quando compramos.
      E lembre-se de contratar um fotógrafo para não perder um só momento de recordação.
    Normalmente os casamentos nos cartórios são realizados no sábado pela manhã, então você poderá escolher um restaurante ou churrascaria para a festa.
      Dada a entrada no cartório  envie e-mail aos restaurantes com pedido de orçamento, faça isso na mesma semana que você foi ao cartório, dentro de 7 dias todos os restaurantes já retornaram seus pedidos e você pode sentar e decidir onde será, na semana seguinte marque uma vista naqueles que mais te agradou, e nesta mesma semana já feche contrato com o local escolhido.
      Fechado o contrato, pegue os convites e todos os detalhes que serão impressos, leve até a gráfica e pessa para imprimir, dê prioridade para os convites pois você terá que entregá-los.
Resumindo você terá 4 semanas para:
1º semana - pedido de orçamento dos restaurantes
2º semana - fechar contrato com restaurante e levar as impressões para gráfica
3º semana - entregar os convites
4º semana - aguardar o tão esperado dia
Viu como deu certinho.

      Voltando ao assunto do restaurante.
      Para escolher o local leve em consideração não só o valor, mas os pratos servidos e a decoração do local, já que muitos restaurantes são tão bem decorados que você não irá precisar se preocupar em gastar com esse detalhe, as vezes paga-se 10 reais a mais por convidado mas reduzimos alguns zeros no valor da decoração.
      Tente personalizar um pouco o ambiente com coisas que não fujam do seu orçamento, como colocar um menu em cada mesa com a foto do casal, colocar um marcador de mesa feito com flores de tecido ou de biscuit. Na entrada do restaurante ou do espaço reservado coloque um poster do noivos, arrume uma cesta com alguma lembrancinha para os convidados.
      A bebida é sempre uma dúvida! 
     Liberar para os convidados e pagar no final? Pedir para cada um pague o que consumir? Na minha opinião a pior escolha é a primeira, por mais ético que seja o lugar ainda assim não consigo confiar quando se trata de dinheiro, não estou dizendo que nossos convidados irão abusar, mas sim que nunca saberemos ao certo se o que o restaurante esta nos cobrando foi justo ou não. Muitos lugares falam que deixam as garrafas para serem contadas no final, mas quem em garante que algum espertinho não foi no depósito e pegou umas vazias para colocar lá no meio, perdão, mas quando se trata de economizar isso não é uma boa idéia. a melhor maneira e pedir para que cada convidado pague o que consumir, isso não tem nada de ruim, pois são seus amigos e familiares que conhecem bem a história de vocês e não se importarão com isso pode ter certeza.
      Uma boa opção para equilibrar essa questão é comprar algumas garrafas de espumante para propor um brinde com todos os convidados (o cálculo é de uma garrafa para cada 4 pessoas).
      Ah! E faça uma lista de presentes, mas não saia divulgando, já que seus convidados terão que pagar pela bebida seria muita indelicadeza de sua parte, espere que perguntem sobre isso, aí sim você passa o endereço da lista senão deixe pra lá, afinal o mais importante já conseguimos, realizar o casamento, os presentes se vierem são bem vindos, se não vierem já ganhamos com a presença dos nossos amigos.
E curta a festa, se o local tiver espaço e música ambiente você até pode fazer a dança do casal ou uma valsa com os pais. 
      Mesmo sendo uma festa simples não deixe passar em branco detalhes que marcam um casamento, jogue o buque sim, mesmo que tenha somente uma convidada solteira, afinal não é o tamanho que importa e sim que as pessoas que mais amamos estejam presente neste momento tão especial.

Confira
Casando apenas no civil - parte I

2 comentários:

  1. AI Amiga voce mim ajudou muito e mim acalmou tambem ,adorei as dicas,obrigado...

    ResponderExcluir
  2. Nossa perfeita sua explicação. Parabéns.

    ResponderExcluir

Deixe sua opinião registrada e dê vida ao blog, seu participação é muito importante.

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...